segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia a dia na inclusão

Eu tive que pensar e repensar se era produtivo escrever esta nossa experiência aqui no Blog, com certeza tenho amigas que me sinto mais do que impulsionada a relatar o nosso dia a dia na inclusão.

Para os dois meninos a adaptação não tem sido fácil, mas tem sido dentro do esperado, estamos vivendo em outro idioma, em outro clima, em outro ritmo e principalmente numa cultura diferente da que estávamos acostumados nos quase 5 anos passados.

A aceitação em relação ao autismo dos meninos é bem inconstante. Pessoas que estão ligadas à área de educação tem as reações tão variadas quanto dois autistas podem ter :)

A professora do Pedro é um exemplo positivo e eu não me canso de dizer que ganhamos numa loteria por ela ser a professora do Pedro logo neste primeiro ano. Ela é amável, firme, de princípios e acreidita no Pedro. o respeito que ela tem pelo ser humano transborda para as crianças que ela leciona e com isso, contagiadas pelo espírito aberto da professora o Pedro tem uma aceitação encantadora dentro da sala de aula dele.

Mas, como nas nossas vidas há sempre um MAS, algumas crianças do segundo ano caçoam e até xingam o Pedro quando ele passa (e eu sempre ao lado dele, ou seja, o desrespeito delas transborda até em mim). O segundo ano foi avisado de uma forma pouco didática que o Pedro tinha deficiências e a partir desse dia 7 meninos daquela sala resolveram ter o Pedro como alvo. Graças à dificuldade de linguagem do Pedro ele não entende mas eu acredito que ele sinta a hostilidade. De qualquer forma, há um outro grupo nessa mesma classe que nos brinda com sorrisos e vários "hello!", crianças que provavelmente tem o coração puro e nem entenderam o rótulo que foi passado.

Eu foco minha mente nos sorrisos e me faço de surda para os arruaceiros ...

Também passamos por dificuldades com os adultos e principalmente em encontrar atividades extra-curriculares para o Pedro, se ele tem autismo não pode fazer natação, tem que fazer hidroterapia, se ele quiser fazer aula de música, tem que ser musicoterapia; se ele quiser fazer arte, será arteterapia.

Já o Luís enfrenta a dificuldade cultural e eu concordo com ele, as crianças brasileiras precisam de um freio e não há um adulto atento ou com vontade de colocar a energia necessária para moldar nessas crianças cidadãos. Os que se aproximam vêem para usar (e algumas vezes quebrar) os brinquedos em casa e então já comecei minha campanha por um mundo melhor que se inicia com "Aqui nesta casa há regras! E se você quiser voltar aqui terá que obedecê-las".

Na escola eu pude presenciar um mesquinharia à toa, Luís comprimentou um colega pelo seu desenho e a reação do menino foi colocar o braço em cima do desenho para o Luís não ver. O que será que passa na cabeça dessa criança? A mãe que estava ao lado assistiu a cena e simplismente fez que não era com ela ... sinceramente .... quem vai ensinar estas crianças a serem bons amigos, a serem bons colegas?

A grande vantagem da nossa vinda são os laços de família, o encanto do Luís por ter primos e os primos serem super receptivos à ele, até quando ele está sendo pentelho, a conexão com os avós, tio e tias.
Os adultos de forma geral adoram o Luís, e ele desenvolveu uma paixão especial pela Sônia (que ele chama de Zônia por causa do sotaque), se ele ouve o nome dela ele ja pergunta "Can I go there?"

Para o Pedro o fim do inverno tem sido divino apesar do calor excessivo algumas vezes irritá-lo. Ele adora a "pegação" latina e as mulheres (de qualquer idade) se derretem pelos seus olhos.

Nós conseguimos algumas coisas em tempo record por aqui, mas isso fica para outro dia :)

Marie

2 comentários:

  1. Ah! Marie... a dificil arte de viver.
    Meu coracao fica quase sem bater qdo eu penso na tristeza que deve ser pra vc ouvir os meninos "arruaceiros" e eu digo isto porque a tristeza e por eles tambem.
    Eu simplesmente nao entendo como e que os pais nao educam os filhos, ou melhor como sao tao permissivos pq eles sao criancas... se tem uma coisa que eu tenho um imenso orgulho e o fato dos meus filhos serem comportados e educados apesar de toda falta de compreensao.
    Seus meninos sao criancas sensiveis, principalmente o luis e consideravelmente o pedro que nao demonstra mas percebe o mundo a volta dele.
    eu sei que e facil pra mim dizer, mas nao se importe os MASES das suas vidas, voce e uma pessoa linda, forte, competente, querida, inteligente, tem um sorriso bonito, mesmo qdo chora e por isto, so por isto nao pode parar e vai continuar quebrando recordes.:)
    Voce e seus meninos estao sempre em meus pensamentos e a minha admiracao so aumenta.
    to com saudades... deu par sentir, nao e?
    BJS
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Linda Marie,
    grata por expor suas experiencias em terras brasileiras. Sei q vou viver tudo isto em dose maior ou menor, e claro q com algumas "modificacoes" mas no final o enredo basico sera o mesmo. E isto me deixa com o coracao pequenininho, mas com esperanca de que dias melhores virao. E claro to na torcida de que o "molde" q fez a professora do Pedro tenha sido utilizado mais do que uma unica vez. Gostei das novas regras da sua casa, e sinceramente acredito que isto va "filtrar" bons amigos para perto do Luis e do Pedro. Ah... e to amando saber da Zonia! Viu Zoninha, to sabendo q vc conquistou o coracao do Luis e com certeza do Pedro tambem. Espere nos voltarmos para vc conquistar mais um guruzinho pra sua legiao de fãs! Bjs a vcs. Ana e tribo

    ResponderExcluir