segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Primeiro dia do Pedro na escola

Sete da manhã e lá fomos nós .... Pedro e eu, como seu suporte na classe, fomos para a escola.

O Pedro parecia disposto e quando viu as outras crianças esperando a abertura do portão foi se misturando, ele carregava seu "turkey" (um peru que ele ama e é cintilante vermelho e amarelo).

Entrando na escola, no chão já haviam as marcações de onde deveria ser formada a fila da classe do Pedro e isso ajudou que a entrada fosse tranquila. O Pedro entrou na classe e ficou observando a movimentação. Depois de alguns comentários com a classe a professora pediu que as crianças sentassem em círculo no chão, havia somente uma cadeira, a da professora e o Pedro lá sentou, um rdirecionamento rápido e ele sentou no chão com as outras crianças.

A professora é simpática, calma e doce, ela parece aceitar bem a presença do Pedro em sua classe, a hora da conversa com os alunos foi um pouco longa parao Pedro que com a dificuldade de entender o idioma ficava difícil engajá-lo, fizemos alguns recessos no pátio, alguns alongamentos e ele voltava para a sala, começou uma atividade de fazer um crachá, escrever o próprio nome num papel, como o Pedro é rápido nessas atividades foi cometido pelo tédio que gerou inquietação e essa segunda desrregulada, sem minhas "ferramentas" por perto não deu para contornar.

Voltei para a classe e avisei ao Pedro que para podermos ir embora ele teria que se acalmar, entrar na classe, juntar suas coisas, dar tchau aos colegas e aí sim, poderíamos ir embora, não foi fácil, mas foi possível. Duramos 1 hora na escola, já é um começo e ninguém tem pressa :) a adaptação do Pedro provavelmente demorará o ano inteiro, mas o importante é seguir caminhando.

Mãe sofre, não é fácil controlar as crises de frustração dos nossos filhos, isso é igual em todos os lugares do mundo, as sensações, os sentimentos são os mesmos, a grande diferença de Brasil e EUA que eu pude sentir hoje é "o meter a colher " de quem não sabe do que está falando, assim, só pelo bem. Só não fica claropara o "bem" de quem.

Na saída, após a crise controlada, a professora da outra classe, não a professora do Pedro, soltou o seguinte comentário: "Posso falar uma coisa? você dveria levá-lo à APAE. Agrrr! Mas mantemos o salto!! :)

Um comentário:

  1. marie,
    salto 15 nao? ou entao uma plataforma poderosa!
    eu tenho um faqueiro completo so das visitas...
    mas vamo que vamo.
    boa sorte.:)
    elaine

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