quinta-feira, 29 de abril de 2010

Saber do diagnóstico

"Mesmo que o processo do diagnóstico levou mais tempo do que eu esperava, o resultado foi o mesmo. Sentada no carro, após a última sessão, eu senti uma onda de alívio porque tudo de repente fez sentido. Eu vi minha vida, meu passado, assim como deve acontecer com as pessoas no minuto antes de morrer, e pensei em todas as memórias dolorosas que hoje podiam ser explicadas. ... eu me senti tentada a entrar em contato com todas as pessoas que foram impactadas com meu autismo, positiva ou negativamente - explicar-lhes. Isto me fez sentir melhor e pior, saber que eu não tive a intensão de perturbar ou machucar ninguém.

Quando eu encontro familiares de pessoas com autismo, geralmente pais de crianças, que não contaram aos seus amados sobre o diagnóstico para evitar rótulos eu fico perturbada. I posso te assegurar que todas as pessoas com autismo sabem que são diferentes, mas sofrem profudamente por não saberem por quê. Enquanto eles tentam entender sua condição mesmo sem ter um nome, você pode ter certeza que o resto do mundo os está rotulando - e possivelmente sem a mesma compaixão e real conhecimento que o diagnóstico pode trazer. Esses familiares explicam que querem proteger a pessoa com autismo do estigma de ser autista. Eu não acredito que eles realizem quanto estigma as pessoas com autismo sofrem - por causa do comportamento e não por causa do rótulo. E se eles não sabem o que está aconecendo com eles, o comportamento não tem chances de mudar. E mais, pessoas com autismo, por regra geral, não percebem o que os outros pensam sobre eles, talvez por isso, seja tão difícil a auto-descoberta."

...

"... a descriçao do DSM-IV faz com que as pessoas com Síndrome de Asperger pareçam ser epítome do frio desinteresse, completeante sem cuidados e em total auto-absorsão. Mas, o que é importante o leitor saber, as características descritas pelo DSM-IV são descrições de mecanismos de defesa, não de orientação inata. As pessoas com Asperger parecem não querer se relacionar, mas não é sempre um problema de falta de desejo, mas de conforto: eles precisam se sentir bem com seus corpos e confortáveis com as pessoas que eles tenham interesse em conhecer, por exemplo. No passado, eu não conceguia me relacionar com as pessoas porque eu me sentia desconfortável com meu corpo."

Fonte: Songs of the Gorilla Nation, by Dawn Prince-Hughes

Nenhum comentário:

Postar um comentário