quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sentimentos

"Nós todos estamos em jaulas, de um tipo ou outro, eu realizei. A digninade de querer bem ao próximo e a coragem em mostrar isso é algo que ninguém pode nos tirar. É uma possibilidade em espera em todos nós. Isto vive no silêncio das pessoas que choram, as pessoas que se apressam na própria vida e que vivem em gaiolas diferentes das que nós construimos para os gorilas, e vive neles também. Quando eu pensei nisso meu rosto estava enterrado nos ombros de Congo, os minutos passaram vagarosamente. Ele gruniu suavemente concordando com meus pensamentos."



...



"... No passado, eu sempre me sentia acanhada, envergonhada e estressada na presença de outra pessoa. Eu iria me afastar ou agir rispidamente tomando o controle e impondo as minhas próprias respostas para a situação. Isso não funcionava com os gorilas."



...



"Eu aprendi, em um nível diferente que a comunicação servia para transmitir e evocar sentimentos viscerais, não somente sentimentos racionais e pensamentos. Mesmo que eu já soubesse o que significava medo e ansiedade num nível estomacal, eu comecei a entender, agora, outras emoções mais complexas."



"Gorilas em cativeiro e outros primatas também sentem medo e ansiedade, alguns de maneira crônica. Isto é expresso de várias maneiras, de comportamentos de auto-agressão a manias como mexer nos pelos, passando por brincadeiras de girar. Amanda (uma gorila) tinha o hábito de vomitar em sua mão e voltar a comer o vômito, ela ficava nesse comportamento por horas, compulsivamente."


Raiva

"Eu comecei a entender emoções que anteriormente eram só abstrações. Eu aprendi que raiva poderia ser, muitas vezes a expressão de vergonha e inferioridade."
Também existe outra forma de raiva que é o egoísmo e falta de razão.

Preocupação

"Eu vi que raiva e cuidados poderiam ser lados opostos da mesma moeda, e o lamento vem da capacidade de empatia com o desejo de segurança e felicidade do outro. Isso obriga a pessoa a agir de forma justa."

Humor

"Humor, eu vim a entender depois, é a "resposta de alívio"a alguma coisa que te assusta mas que não vem a te machucar ou te matar. Poderia ter te machucado, mas isso não aconteceu.
...
Humor por si só, eu aprendi, pode ser uma maneira criativa de garantir que você segue a vida."

Sentimento religioso

"Algumas eventualidades na vida são muito desgastantes ou muito sérias para que se ria. ... Eu aprendi que há certas categorias de medo que é melhor não fazer piadas, especialmente em situações que não há mudança e que as pessoas se sentem desoladas. (...) É para isto os rituais religiosos, para ajudar as pessoas a lidar com as coisas que as assustam e que estão além do humor."

...

"Eu conhecia o espírito que vive em mim. Por muito tempo eu fui criticada por minha habilidade de focar minha mente como um laser. Eu aprendi a admirar os gorilas pela mesma capacidade e com isso eu aprendi a admiriar essa habilidade em mim mesma. Existe uma certa beleza em ver, como se diz, o universo num grão de areia. Também existe beleza em ver um pequeno universo, cheio de possibilidades, aberto em frente a você."

...

"Talvez, isso é o que amor verdadeiro é - cada pessoa sente que recebe os presentes do relacionamento ao mesmo tempo que dá os mesmos presentes sem mesmo perceber."

Do livro: Songs of the Gorilla Nation, por Dawn Prince-Hughes

Essa é uma das partes mais lindas do livro para mim, é uma lição simples de vida e tão profunda, não em relação ao autismo, mas em relação à humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário